Estudantes do campus do IFPB em Cajazeiras se destacam no mercado de trabalho

em 2 de janeiro de 2021

Compartilhe agora mesmo:

Estudantes do campus do IFPB em Cajazeiras se destacam no mercado de trabalho

Aárea de desenvolvimento de sistemas vem sendo promissora para estudantes e profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. A necessidade cada vez mais constante por soluções inovadoras na sociedade fez com que muitas empresas expandissem seus negócios e gerassem empregos, mesmo em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Cajazeiras Mailson Trajano e Ricart Medeiros são um exemplo de que é possível se capacitar e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Ambos foram selecionados para um estágio em home office na empresa canadense Translucent Computing que atua no desenvolvimento de Soluções de software e redes corporativas.

“Na época eu estava participando de alguns processos seletivos para outras empresas da região. E a empresa do Canadá  procurava alguém com conhecimento na área, que estivesse próximo de concluir o curso e com um nível de inglês intermediário para conseguir se comunicar. Enviei meu currículo e participei de entrevistas. Em uma semana recebi a informação que seria contratado para um estágio e se eu me saísse bem, seria contratado em tempo integral”, disse o estudante Mailson Trajano que está prestes a se formar e já com emprego garantido. “Comecei o estágio em agosto. Na metade do mês passado a empresa me falou que ficou satisfeita com meu desempenho e tinha interesse em me contratar para trabalhar em tempo integral. Estamos discutindo um termo de contrato full-time e o salário. Tenho a expectativa de continuar aprendendo e evoluindo dentro da empresa. A experiência de estágio foi fantástica e acredito que a do trabalho também será”, disse o aluno.

O estudante Ricart Medeiros segue os mesmos passos. Ele cursa o 4º período e irá começar o estágio ainda este mês. “Minha expectativa é de que eu possa adquirir experiência de projetos reais e aplicar o que eu tenho aprendido nos últimos anos no curso”, disse Ricart.

“Acredito que o cenário de pandemia trouxe a necessidade do home office para todas as empresas, mesmo as que ainda resistiam em adotar esse modelo. As empresas aproveitaram esse momento para contratar mais e também penso que a alta demanda por serviços de TI, para diversos contextos, em razão da pandemia, contribuiu para o aquecimento do mercado”, disse o Coordenador do Curso de ADS Diogo Moreira, ao lembrar que sempre recebe e-mails de empresas buscando estudantes que estão próximos de concluir o curso para indicar para vagas de trabalho.  

O Coordenador da Unidade de Informática do Campus Cajazeiras, Francisco Paulo de Freitas Neto, destacou que essa não foi a primeira oportunidade de emprego em outro país oferecida para alunos. “Temos no curso de ADS outros exemplos de estudantes que estão trabalhando fora do Brasil, em países como Malta e Portugal”. O professor atribui esse sucesso a boa formação ofertada pelos cursos no IFPB. “É notório que com a pandemia, surgiram muitas oportunidades de trabalho em home office, principalmente na área de TI. No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, temos hoje muitos discentes e egressos que estão trabalhando dessa forma para empresas daqui ou de outros países. Isso demonstra também a qualidade dos nossos alunos que estão sendo cada vez mais requisitados pelo mercado’, apontou o coordenador.

COM INFORMAÇÕES DO IFPB

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Conheça o FAZ MEU PEDIDO

Pedidos Online e sem Baixar APP

Mais tempo e Promoções!