5 Funcionalidades Incríveis do Whatsapp Business

em 8 de fevereiro de 2021

Compartilhe agora mesmo:

5 Funcionalidades Incríveis do Whatsapp Business

O Whatsapp Business é a versão focada em negócios da ferramenta já comum no dia a dia das pessoas. Sim, existe uma grande diferença entre o aplicativo usual e o formato planejado exatamente para atender as necessidades dos empreendedores.

Se você ainda não usa o Whatsapp Business nas suas estratégias de vendas, saiba que está uma grande oportunidade de não só de aumentar a conversão, mas também de acompanhar métricas e de fidelizar os seus clientes por meio de um atendimento humanizado e personalizado. 

Para você entender mais sobre essas diferenças, trouxemos as 5 funcionalidades incríveis do Whatsapp Business. Depois de ler esse artigo, certamente, você vai usar o aplicativo para vender mais… 

1- Perfil comercial personalizado

Esse é o aspecto que torna o seu atendimento pelo Whatsapp Business mais profissional… Com esta ferramenta, você consegue inserir dados da sua empresa no perfil. São eles:

  • Foto de perfil com a logo da marca;
  • Endereço completo (caso tenha loja física);
  • Horário de funcionamento da loja e do atendimento via redes sociais;
  • Segmento comercial;
  • Site da loja;
  • E-mail para contato.

Para configurar a sua conta com os dados do seu negócio, basta ir até as configurações do aplicativo, onde você vai encontrar todos os espaços destinados para estas informações. É bem simples e qualquer pessoa é capaz de fazer isso, não precisa ficar preocupado…

Essas informações tornam o seu negócio mais atrativo e muito mais profissional, já que consta todas as informações primárias e necessárias para o cliente saber no primeiro momento.

2- Mensagens automatizadas (ausência e saudação)

As mensagens automatizadas são uma mão na roda para quem quer poupar tempo e dedicar-se totalmente ao atendimento no horário disponível. 

Mas o que são as mensagens automatizadas? 

Você já deve ter recebido alguma dessas mensagens ao entrar em contato com alguma loja pelo Whatsapp. Geralmente, são as mensagens de saudação ao cliente e aqueles que indicam ausência do vendedor, por estar em horários fora do atendimento. 

Nas mensagens de saudação, o cliente vai receber as boas-vindas por ter entrado em contato com a empresa e um agradecimento. Uma forma de introduzir os seus clientes a conversa igualmente. 

Já as mensagens de ausência ajudam a avisar os horários de funcionamento do negócio e quando ela poderá ser atendida. Ao receber essa mensagem, o cliente não se sente ignorado e tende a aguardar a resposta. 

Você também pode programar mensagens relacionadas às dúvidas mais recorrentes no seu negócio. Sabemos que é cansativo responder sempre a mesma coisa, então, se você já sabe que uma pergunta é feita com frequência, programe a resposta ideal.  

Com respostas prontas, você não precisará perder tempo escrevendo sempre as mesmas coisas para diversos contatos… Economize tempo! 

3-  Catálogo de produtos

Assim como no Instagram e no Facebook, o Whatsapp Business também permite que você crie um catálogo de produtos dentro do aplicativo

O catálogo de produtos trouxe ao Whatsapp Business um maior potencial de vendas do que apenas de atendimento personalizado ao cliente. 

Agora, você pode cadastrar todos os seus produtos com fotos e informações descritivas de cada um para enviar aos seus clientes dentro do próprio aplicativo, sem precisar levá-lo a um site ou outra rede social.

É a sua vitrine de produtos dentro do Whatsapp!

Se você não sabe como cadastrar os seus produtos e criar o seu catálogo por lá, nós temos um artigo com o passo a passo completo para te ajudar nesta tarefa (Clique aqui para ler o artigo).

4- Estatísticas das mensagens

Os dados do seu negócio ajudam e muito no controle de qualquer estratégia aplicada, certo? Não importa qual o setor, é muito importante ter dados de todas as ações da empresa para avaliar o que foi feito e aprimorar pensando na evolução.

Nas estratégias de comunicação e vendas não é diferente e o Whatsapp Business oferece para você um relatório com várias informações agregadoras para você otimizar as vendas e o atendimento ao cliente.

As estatísticas da mensagens fornecidas pelo Whatsapp Business são:

  • Número de mensagens enviadas;
  • Número de mensagens entregues;
  • Número de mensagens lidas;
  • Quantidade de contatos.

Essas informações podem ser encontradas nas configurações do aplicativo e vão te auxiliar, por exemplo, a saber se a forma como está comunicando com o seu cliente é eficiente, se as promoções estão tendo retorno, além do controle de tráfego.

Assim, você pode ajustar as estratégias e implementar novas, caso essas não estejam funcionando da maneira como o esperado.

5- Etiquetas de identificação

As etiquetas são as queridinhas por aqueles que amam organização. Como são muitos contatos falando ao mesmo tempo, fica difícil identificar qual contato você está finalizando uma venda ou apenas começando uma conversa, respondendo a uma dúvida…

Para saber disso você vai precisar entrar em cada uma das conversas, ler e entender sobre o que estava falando, certo? 

Só se você não tiver o Whatsapp Business… Na versão profissional do aplicativo, você terá acesso às etiquetas de identificação, cada uma com uma cor. 

Assim, você poderá denominar cada uma das etiquetas, como por exemplo:

  1. Etiqueta azul = Novo cliente
  2. Etiqueta amarela = Novo pedido
  3. Etiqueta verde = Pedido Finalizado

Com essas etiquetas, você consegue separar aqueles contatos que precisam de atendimento urgente e aqueles que ainda estão na etapa inicial da jornada de compra. Vai da necessidade e prioridade do momento. 

Você pode criar as suas próprias etiquetas com as abordagens que preferir, essas que foram citadas são só um esboço para entender como funciona. 

Como vender pelo Whatsapp

Todas essas funcionalidades incríveis vieram para facilitar a sua vida como empreendedor dentro do aplicativo. Agora ficou bem mais  fácil de vender pelo Whatsapp usando todos esses recursos, simples, mas eficazes. 

Se você já vende na internet, mas não é pelo Whatsapp, o aplicativo pode ser mais um canal de venda e atendimento, o que amplia o alcance do seu negócio e dá mais opções para os seus clientes. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Conheça o FAZ MEU PEDIDO

Pedidos Online e sem Baixar APP

Mais tempo e Promoções!