Concurso PC PB: governador anuncia edital com 1.400 vagas

em 27 de fevereiro de 2021

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Concurso PC PB: governador anuncia edital com 1.400 vagas

Novo concurso PC PB está confirmado, após anúncio nesta sexta-feira, 26, do governador da Paraíba, João Azevêdo. Ao todo, serão 1.400 vagas!

A área da Segurança tem mais um edital confirmado para 2021. Nesta sexta-feira, 26, o governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou a realização do novo concurso PC PB. Ao todo, serão abertas 1.400 vagas.

Segundo o governador, o concurso visa suprir as necessidades dos cargos da Polícia Civil, considerando um cenário com previsão de 785 servidores aptos à aposentadoria.

O próximo edital contará com vagas para nove cargos, sendo eles:

  • delegado (120 vagas);
  • escrivão (520 vagas);
  • perito médico (50);
  • técnico em perícia (73);
  • necrotomista (70);
  • agente de investigação (414);
  • perito criminal (77);
  • perito químico (45); e
  • papiloscopista (31).

Para o nível médio, as oportunidades serão para os cargos de papiloscopista, técnico em perícia e necrotomista. Para as demais carreiras será necessário ter o nível superior.Os salários atualizados ainda não foram revelados.

De acordo com o governo, a comissão organizadora do concurso está sendo formada e o edital com os detalhes será divulgado “em breve”.

concurso PC PB envolve várias fases, e o tempo para a sua realização pode chegar até um ano e meio para a conclusão do processo, incluindo o curso de formação, que dura seis meses.

Categoria cobrou edital nos últimos anos

Segundo a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia (Adepdel), em 2018, a categoria entregou ao Governo da Paraíba um estudo sobre a necessidade de reestruturação da Polícia Civil.

Dentre os pontos principais, além do cumprimento da lei do subsídio, estava a necessidade de um novo concurso PC PB.

“Trata-se de um estudo detalhado, por área e necessidade, para que a Polícia Civil possa estar cada vez mais presente nas cidades e atendendo de forma mais célere as demandas dos cidadãos”, disse a Adepdel.

De acordo com a categoria, a PC PB não possui um novo edital há 12 anos. Com isso, desde outubro de 2020, a Adepdel iniciou, em Campina Grande, uma série de reuniões com os delegados da Polícia Civil do Estado.

O objetivo era discutir os problemas da instituição. Segundo a categoria, estão entre eles: o não cumprimento da Lei do Subsídio por parte do Governo do Estado; ausência de concurso público; e falta de valorização profissional.

“Não dá mais pra continuar assim. Trabalhar até morrer ou morrer de trabalhar”, ressaltou o presidente da Adepdel, Steferson Nogueira.

concurso PC PB é uma demanda antiga no estado. Em 2019, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, confirmou que estudos para um novo edital estavam sendo realizados.

Neste momento, mais de um ano após a promessa, o concurso se torna uma realidade para a PC PB e deve ocorrer ainda neste ano.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Polícia Civil da Paraíba
  • Cargos: delegado, escrivão, perito médico, técnico em perícia, necrotomista, agente de investigação, perito criminal, perito químico e papiloscopista
  • Vagas: 1.400
  • Requisitos: níveis médio e superior
  • Remuneração: a definir
  • Banca: a definir
  • Edital: previsto para 2021

Saiba como foi o último concurso PC PB

O último concurso PC PB completará 13 anos em 2021. Realizado em 2008, na época foram oferecidas 1.162 vagas, sendo 909 de nível superior e 252 de nível médio.

As oportunidades de nível superior foram distribuídas pelas carreiras de:

  • delegado de polícia (33 vagas);
  • perito oficial criminal (35);
  • perito químico legal (16);
  • perito médico-legal (26);
  • perito odonto-legal (16);
  • agente de investigação (569); e
  • escrivão de polícia (214).
     

Já as vagas de nível médio foram para os cargos de papiloscopista (cinco), técnico em perícia (24), necrotomista (24) e motorista policial (200). Os ganhos variaram entre R$1.231,20 e R$4.822,54.

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concurso teve o Cebraspe como organizador. Já os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas, exames médicos, Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação psicológica e prova de títulos.

Na primeira etapa, foram aplicadas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, sendo necessário acertar, pelo menos, 50% dos pontos de cada área de conhecimento para ser aprovado.

O concurso ficou válido por dois anos, sendo prorrogado por mais dois anos. Neste período, os candidatos aprovados foram convocados e contratados conforme o regime estatutário, que garante a estabilidade do servidor.

Folha Dirigida

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