Boqueirão de Piranhas e Lagoa do Arroz somam quase 212 milhões de m³ e garantem abastecimento em Cajazeiras
Chuvas de quase 1.200 milímetros em 2026 elevaram os dois mananciais a níveis de normalidade, aponta Aesa
Os dois mananciais que abastecem Cajazeiras e cidades da região registraram recarga significativa após as intensas chuvas de 2026. De acordo com medição da Agência Estadual de Águas da Paraíba (Aesa) nesta sexta-feira (8), o Açude Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, acumula 161,7 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 55% de sua capacidade máxima. Já o Açude Lagoa do Arroz, na região da Serragem, armazena 50,2 milhões de m³, atingindo 62,5% de sua capacidade.
Somados, os dois reservatórios acumulam 211,9 milhões de metros cúbicos — quase 212 milhões. Os dados são fruto das quase 1.200 milímetros de chuva registrados em Cajazeiras somente em 2026, suficientes para elevar os níveis e garantir a normalidade do abastecimento humano e animal na região.
A medição da Aesa confirma que ambos os mananciais operam em estabilidade, afastando o risco de desabastecimento no curto prazo. “A recarga expressiva dos reservatórios reflete o volume atípico de precipitações e traz alívio para a população do Alto Sertão” , destacam técnicos da agência.
O Açude Engenheiro Avidos, é o principal responsável pelo abastecimento de Cajazeiras e parte dos municípios vizinhos. O Lagoa do Arroz complementa o sistema, garantindo segurança hídrica para a região.
Com Coisas de Cajazeiras
