Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Cafeicultores brasileiros aliam sustentabilidade e alto valor agregado para se destacarem em mercado competitivo | ASN Nacional


O Brasil lidera a produção mundial e é o segundo maior mercado consumidor de café. Nesse cenário competitivo, tem crescido entre os cafeicultores o interesse pela oferta de artigos diferenciados, certificados e de alto valor agregado. Uma pesquisa feita pelo Sebrae revela que 1/3 dos cafeicultores trabalha com produtos orgânicos (parcial ou integralmente), 27% já atuam no cultivo de cafés com Indicação Geográfica (IG) e 60% contam com algum tipo de certificação. Comemorado em 14 de abril, o Dia Mundial do Café mostra que os pequenos produtores têm boas razões para comemorar.

Atualmente, o Brasil exporta cerca de 10 milhões de sacas de cafés especiais por ano e o potencial de produção nas regiões já demarcadas e reconhecidas como Indicação Geográfica é de cerca de 38 milhões de sacas anuais. A maior parte dos produtores de cafés especiais se concentra nos estados de Minas Gerais e São Paulo. O levantamento do Sebrae indica ainda que mais de 80% dos produtores gostariam de colocar em prática uma política de créditos de carbono e quase 70% têm o desejo de trabalhar com cafés agroecológicos.

Esses números mostram que o produtor brasileiro está atento à necessidade de oferecer um produto sustentável e cada vez mais diferenciado no mercado nacional e internacional. O cafeicultor demonstra grande abertura para implementar práticas como o plantio agroecológico ou a política de créditos de carbono. Além disso, ele está usando intensamente as novas tecnologias digitais na divulgação do seu produto.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

A instituição tem atuado junto às pequenas propriedades, contribuindo para que elas possam ser cada vez mais reconhecidas pela qualidade e sustentabilidade dos seus produtos, lembra Bruno Quick. “Os cafés brasileiros diferenciados e certificados precisam ser mais valorizados no mercado interno e externo. O produtor está cada vez mais interessado em agregar valor ao produto. Já é realidade, várias marcas estão à venda em cafeterias, empórios, micro torrefações, supermercados”, argumenta.

Para a analista de Competitividade do Sebrae Carmem Sousa, o consumidor final é exigente e hoje já tem acesso a produtos de qualidade e com práticas sustentáveis, proporcionando acesso a experiências únicas. “Esse processo de inovação tem sido valorizado no mercado e a própria indústria tem se posicionado de forma diferente, com seus programas de qualidade, embalagens e linhas diferenciadas”, destaca.

Perfil do Produtor de café

A pesquisa do Sebrae apontou que o perfil do produtor brasileiro é predominantemente branco (74%), do sexo masculino (65%), com idade acima dos 36 anos (63%) e com – no mínimo – uma graduação de nível superior (65%).

O estudo também mostra que a atividade de produtor de café é transmitida de uma geração à outra. Apenas 25% dos entrevistados não têm pais e outros antepassados envolvidos na cafeicultura. Para a grande maioria (75%) representa pelo menos a 2ª geração envolvida no negócio, sendo que 9% já estão na quinta geração de produtores.

Uso de Tecnologia

Os produtores de café são intensivos no uso de novas tecnologias digitais para a promoção do negócio. De acordo com o levantamento, cerca de 86% dos cafeicultores apontam ferramentas como Whatsapp, Instagram, Facebook, Youtube, Tik Tok e sites próprios como principais canais de divulgação dos seus produtos. Apenas 14% dão prioridade às feiras e eventos.



Source link

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004