Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Com IG, morangos do norte pioneiro do Paraná ganham visibilidade e atraem compradores nacionais | ASN Nacional


Doces e suculentos, grandes para fondue, pequenos para as crianças. Toda a produção é aproveitada, inclusive para a fabricação de subprodutos da fruta, como geleias e polpas. Com o selo de Indicação Geográfica (IG), os morangos cultivados em Japira, Pinhalão, Tomazina e Jaboti – esta última reconhecida como a capital do morango do Paraná – conquistaram visibilidade nacional e têm atraído compradores de diversas partes do País.

Os pedidos chegam de cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. A procura, no entanto, é maior que a oferta. Os produtores da Associação Norte Velho (ANV), que possuem a certificação de qualidade, têm uma capacidade de produção de aproximadamente 450 toneladas da fruta por ano. Boa parte fica no norte pioneiro e, em breve, deve chegar a cidades das regiões de Londrina e Maringá.

Morangos com IG agregam valor na produção do norte pioneiro. Foto: Adriano Oltramari

Redes de supermercados, padarias, confeitarias e sorveterias são os principais clientes. Entre os compradores está Ana Carla Bartolini Molini Ferrari, diretora do Grupo Mollini’s, que possui uma rede de supermercados no norte pioneiro do Paraná. É possível encontrar o morango com IG em cinco das nove lojas da rede, localizadas em Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes.

O morango é excelente, de primeira qualidade, e chega fresco. Vendemos com segurança, pois sabemos da credibilidade, e temos contato direto com os produtores. Além disso, ajudamos a dar visibilidade aos produtos regionais e fazemos com que a renda circule na região.

Ana Carla Bartolini Molini Ferrari, diretora do Grupo Mollini’s

O fruticultor e vice-presidente da ANV, Fabiano de Souza Lima, explica que a região trabalha com o cultivo tradicional, direto na terra, e em estufas, modelo que permite a colheita durante o ano todo e que rende morangos com maior durabilidade no mercado. O pico da produção ocorre de julho a setembro. Ele explica que a cultura tem diversas variedades, algumas são mais doces, outras dão frutos maiores e outras menores.

Temos a linha fondue, com morangos maiores; a tradicional, nas cumbucas com plástico ou com tampa; e temos a linha kids, que criamos com o apoio do Sebrae e que agregou muito pra gente, pois esses produtos iam para sucos e geleias, não tinham muito valor de mercado.

Fabiano de Souza Lima, fruticultor e vice-presidente da ANV

A participação em feiras estaduais e nacionais ajudou a dar visibilidade à IG do morango do norte pioneiro. Foto: Thomé Lopes

Segundo o produtor, a participação em feiras nacionais, como a Naturaltech, ajudou a dar visibilidade para o morango do norte pioneiro do Paraná, que acaba de fechar parceria com outra rede de supermercados e passará a oferecer o morango nas lojas Condor nas regiões de Londrina e Maringá. Em 2023, a associação fechou cada caixa com um quilo de morango por R$ 21,90, enquanto na venda para atravessadores o preço não passou de R$ 14, uma valorização de mais de 50%.

Além de expandir a rede de clientes, Lima conta que investimentos estão sendo feitos na sede da ANV para a industrialização dos subprodutos do morango. O barracão atual conta com despolpadeira, câmara fria, caminhão refrigerado e uma camionete nova, graças ao apoio de recursos municipais e estaduais.

“A Prefeitura de Jaboti nos disponibilizou outro espaço, que estamos adequando para atender às normas de produção industrial. A expectativa é de que a nova sede fique pronta até dezembro”, antecipa.

O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, destaca que o morango foi o terceiro produto do norte pioneiro a conquistar uma Indicação Geográfica, depois dos cafés especiais e da goiaba. Segundo ele, a união dos produtores por meio do associativismo e a dedicação deles na produção de alimentos diferenciados são fundamentais para garantir o acesso a novos mercados e aumento da renda.

O trabalho que temos feito na região tem como tripé o associativismo, a inovação e o mercado, com o objetivo de promover o desenvolvimento do norte pioneiro por meio dos produtos diferenciados e das pessoas. É preciso destacar o envolvimento dos produtores, que se propuseram a buscar novos conhecimentos, adequar suas propriedades, para entregar um morango com maior valor de mercado.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR

A produtora Lucélia Aparecida da Costa, de Jaboti, confirma que a IG do morango tornou a cidade mais conhecida e atraiu novos compradores. Ela conta que, graças à certificação e às classificações da fruta – que incluem morangos premium, para fondue, por exemplo –, os fruticultores têm alcançado maior valor agregado aos preços.

Para chegar até aqui, passamos por treinamentos e cursos. O Sebrae investiu na gente, e nós acreditamos. Nossa cidade ficou conhecida, as feiras que participamos nos abriram portas para novos compradores. Antes, não tínhamos essas oportunidades.

Lucélia Aparecida da Costa, produtora



Source link

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004