Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Empreendedor sênior está à frente de maior parte dos negócios mais sólidos | ASN Nacional


O empreendedor sênior é o principal responsável pelos negócios estabelecidos no mercado brasileiro. Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM – Global Entrepreneurship Monitor) 2023, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), entre os cerca de 16 milhões de negócios com mais de três anos e meio existentes no Brasil, quase 18% têm à frente empreendedores com idades variando entre 55 e 64 anos, superando em mais de 10 pontos percentuais a categoria de jovens (18 a 34 anos) e em quase quatro pontos os da faixa de idade intermediária (de 35 a 54 anos).

Dois fatores, em especial, explicam esse domínio, segundo o analista de Estratégia e Informação Macro Aurélio Bedê. Um deles é o natural amadurecimento do negócio e, consequentemente, de seus proprietários. Em um ambiente mais estável, as empresas tendem a perdurar e se manterem sólidas no mercado por muitos anos.

Mas também não podemos desprezar o efeito da entrada de um contingente de empreendedores no mercado brasileiro tradicionalmente mais motivados pela oportunidade do que pela necessidade, o que dá ao negócio uma maior solidez, planejamento e base para superar os obstáculos e permanecer durável.

Macro Aurélio Bedê, analista de Estratégia e Informação

Os dados da GEM 2023 validam essa análise. Tradicionalmente, no Brasil a taxa para empreender motivada pela oportunidade é sempre superior à taxa por necessidade, com exceção dos anos de economia em crise, como em 2020 e 2021, em que a maioria dos negócios chegou ao mercado motivado pela necessidade. Em 2023 os bons ares da economia reverteram esse quadro, com maior taxa para o empreendedorismo por oportunidade. Entre os empreendedores iniciais da faixa jovem, por exemplo, esse perfil correspondeu a 65% e entre os intermediários, 54,6%.

Já entre os pequenos negócios abertos pelo grupo sênior, ainda é grande o número de empreendimentos abertos por necessidade: foram 63% em 2020 e 54% em 2023, segundo a GEM. A maior dificuldade para as pessoas com mais de 54 anos entrar no mercado de trabalho pode explicar parte dessa realidade. Como revelou o último estudo, a maior motivação para o público sênior investir no empreendedorismo ainda é a escassez de emprego para essa faixa etária.

Predominantemente nas mãos de pessoas brancas (56% do total), os negócios comandados pela faixa dos 55 a 60 anos contrastam com a realidade das outras duas categorias (jovem e intermediária) que apresentam, igualmente, 58% de empreendedores que se declaram pretos ou pardos. Nota-se ainda, na pesquisa de 2023, que os homens predominam em todas as faixas etárias e nos estágios dos negócios, sendo a menor diferença encontrada no empreendedorismo inicial da faixa intermediária, com 56% de homens versus 44% de mulheres. Em contraste, a maior distância, de 48 pontos percentuais, se dá no empreendedorismo estabelecido na faixa dos empreendedores mais velhos, com 74% de homens contra 26% de mulheres.

A forte presença do empreendedor masculino na faixa dos 55 a 64 anos parece refletir no tipo de atividade criada por esse público, quando avaliamos suas novas empresas. Enquanto cabeleireiros (e tratamento de beleza) e o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios estão entre as atividades iniciais predominantes entre os jovens empreendedores, na categoria sênior, formada majoritariamente por homens, são o comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção e restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas os negócios que mais atraem esses empreendedores.



Source link

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004