Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Entenda por que foragidos do 8/1 escolhem a Argentina para escapar das condenações no Brasil


Ao menos 48 condenados ou investigados pelos ataques de 8 de janeiro fugiram para a Argentina, segundo a Polícia Federal (PF) — eles foram alvo de uma nova fase da operação Lesa Pátria.

A proximidade de fronteira entre os dois países e a não exigência de passaporte estão entre os motivos para a escolha do território argentino. É possível entrar na Argentina utilizando apenas o RG.

A CNN apurou que o governo do país vizinho está ciente da presença de brasileiros condenados ou investigados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 e disse que se houver pedido de extradição, analisará os casos.

As medidas cautelares impostas aos réus pelo ministro relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, é uma razão para a fuga para a Argentina.

Uma das primeiras medidas cautelares impostas aos réus é a proibição de ausentar-se do país, com obrigação de realizar a entrega do passaporte. O ministro também determina o cancelamento de todos os passaportes emitidos no Brasil em nome da pessoa investigada.

O advogado criminalista Karlos Eduardo explica que, mesmo se o investigado não entregar o passaporte, assim que o documento for apresentado, o sistema vai informar que a pessoa tem restrições com a justiça.

“Quando o judiciário manda recolher o passaporte é um ato meramente formal porque ele indica a Polícia Federal a restrição de algumas pessoas em realizarem a sua saída do país. Então, essas pessoas já ficam com a restrição, mas elas viajam para outros países da América do Sul, devido a um tratado entre o América do Sul, que elas podem viajar sem utilizar o passaporte, apenas com um RG válido, com no máximo 10 anos”, afirmou o advogado.

Como Brasil e Argentina são países membros do Mercosul, as viagens a turismo entre os dois países dispensam a apresentação de passaporte. “Uma opção vira a fuga para um país de fronteira, como a Argentina. Como não tem mandado de prisão internacional, o foragido pode entrar com documento de identificação ou até por pontos que não tem postos de imigração” completou Karlos.

Uma das linhas de investigação é que os acusados entraram na Argentina escondidos em carros após quebrarem tornozeleiras eletrônicas que usavam.

Existem outros países que fazem fronteira com o Brasil e que são membros do Mercosul.

Mas a preferência da Argentina pode ser explicada também pela recente eleição de Javier Milei, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas para Pablo Sukiennik, especialista em direito internacional, a escolha por motivo ideológicos pode ser um erro.

“Foi uma escolha simplesmente ideológica fundada na expectativa de que o presidente da Argentina, Javier Milei, por ser ideologicamente próximo a Bolsonaro, possa impedir qualquer tipo de extradição dessas pessoas. O Brasil e a Argentina têm boas relações. Não é um país que não tem intercâmbio de pessoas, que não possa ocorrer extradição, que não tenha tratado internacional, então é um país de relações internacionais muito intensas com o nosso”, disse Paulo.

Dos 208 mandados expedidos para a operação de ontem, os agentes da Polícia Federal prenderam, até o momento, 50 pessoas condenadas e investigadas em 11 estados do país.



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004