Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Fim das fraudes? Projeto torna obrigatória confirmação facial em compras online



O Projeto de Lei 4179/23, em análise na Câmara dos Deputados, propõe um novo marco na segurança do comércio eletrônico brasileiro: a confirmação facial obrigatória para todas as compras online de bens e serviços.

A medida visa proteger os consumidores contra fraudes e golpes, cada vez mais frequentes no mundo digital. Através da leitura e comparação de características faciais, a confirmação facial garante a autenticidade da identidade do cliente, tornando as transações online mais seguras e confiáveis.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Aos consumidores, a medida irá trazer maior segurança e tranquilidade nas compras online, com a certeza de que seus dados e dinheiro estão protegidos. Já para as empresas, a redução de fraudes e chargebacks, aumento da confiança dos clientes e da conversão de vendas.

O autor da proposta, deputado Luciano Vieira (PL-RJ), defende que a medida tem o intuito de aumentar a segurança e prevenir as fraudes, “garantindo a autenticidade das transações comerciais realizadas pela internet”.

+ R$ 7,5 bilhões do dinheiro esquecido ainda disponível para saque em 2024; Como resgatar?

Afinal, como será feita a proteção de dados?

O projeto de lei garante a proteção dos dados biométricos dos consumidores. Após a confirmação facial e conclusão da compra, os dados biométricos coletados não podem ser armazenados pelas empresas.

As empresas são responsáveis por manter a segurança dos sistemas de confirmação facial. Isso inclui medidas para proteger os dados biométricos contra acesso não autorizado, uso indevido, vazamentos ou falhas de segurança.

O armazenamento indevido ou compartilhamento inadequado de dados biométricos estará sujeito às sanções da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As penalidades podem incluir multas, advertências e até mesmo a suspensão das atividades da empresa.

Os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, serão responsáveis por fiscalizar o cumprimento da medida, caso seja aprovada. Eles podem aplicar sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multas e indenizações aos consumidores lesados.

Saiba como tramita a proposta

A medida ainda passará por análise em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição

Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto. 

Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.

Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil



Source link

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004