Cidades

Gissânia Pereira lança livro sobre interseccionalidade e memória de mulheres negras em Cajazeiras

Redação
livro gissania pereira mulheres pretas 08 2026
Obra “Mulheres Pretas”, viabilizada pelo Instituto IMJOB, foi apresentada no Encontro Pedagógico do UNIFSM com proposta de manifesto social e combate ao racismo

Aprofessora, terapeuta e escritora Gissânia Pereira Almeida lançou o livro “Mulheres Pretas: Gerações que se cruzam na história e no tempo” durante o Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), em Cajazeiras. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Maria José Batista Lacerda (IMJOB), reúne memórias da autora e de suas ancestrais para propor um debate sobre raça, gênero e classe no Sertão paraibano.

A obra aborda a resistência contra o racismo estrutural e o sexismo a partir das vivências do cotidiano familiar. “Estou justamente escrevivendo a história dessas mulheres que por muitos séculos foram contadas por homens brancos, trazendo uma concepção mais eurocêntrica. Mais do que uma realização pessoal, é uma realização de cunho social porque escrevo para todas as mulheres negras”afirmou a escritora em entrevista à TV Diário do Sertão.

No evento, a pró-reitora de Graduação do UNIFSM, Eclivaneide Caldas, e a professora Lindalva Alves, do IMJOB, ressaltaram o valor do apoio institucional a saberes produzidos fora dos eixos acadêmicos tradicionais. Como contrapartida social, a autora planeja realizar atividades de conscientização e combate à violência de gênero em escolas da rede pública, focando na formação de novas gerações.