Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Guerra da Ucrânia invade o campo na Eurocopa – 17/06/2024 – Esporte


Maior conflito em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial, a invasão da Ucrânia entrou em campo nesta segunda (17) na Eurocopa, quando romenos e ucranianos se enfrentaram pela primeira rodada no grupo E da competição continental de seleções.

O jogo, vencido pela Romênia por 3 a 0, ocorreu na Allianz Arena, segundo principal estádio alemão, em Munique. Foi o primeiro triunfo da seleção numa Euro desde 2020.

Imagens captadas em redes sociais por ucranianos mostraram ao menos uma bandeira da autoproclamada República Popular de Donetsk, território que a Rússia anexou ilegalmente em 2022, colocada sobre uma placa divisória pela torcida romena.

A região no leste da Ucrânia está em guerra civil desde 2014, quando Vladimir Putin anexou a Crimeia após a derrubada de um governo aliado seu em Kiev. Com a invasão de 2022, virou um dos principais palcos de combates entre as forças de Putin e as de Volodimir Zelenski.

Além disso, as provocações vieram na forma de gritos de “Putin” e alguns setores ocupados pelos ruidosos apoiadores da Romênia, país que integra a Otan [aliança militar ocidental], apoia Kiev na guerra e já foi atingida por destroços de drones russos derrubados perto da região da foz do Danúbio, que marca a fronteira com a Ucrânia.

Não houve incidentes relatados, até porque as torcidas estavam relativamente delimitadas e as provocações aparentemente foram pontuais. Segundo a agência de notícias estatal Suspilne, contudo, a federação local de futebol deve encaminhar uma queixa à Uefa, o corpo dirigente do esporte na Europa.

Antes do jogo, a federação ucraniana promoveu um ato em uma praça de Munique para lembrar os torcedores do conflito. Foram trazidas cadeiras destruídas do estádio Soniatchni, em Kharkiv, que havia sido construído para a Euro-2012 que o país dividiu com a Polônia.

O local foi destruído em um bombardeio em 2022. “Quando eu era o técnico da seleção, nós costumávamos treinar lá. É como se você descobrisse que sua casa foi destruída”, disse Andrii Sevtchenko, ex-astro do futebol ucraniano que comandou, do banco, o time naquele torneio continental.

A tensão afetou duramente o esporte no país, que viveu momentos de destaque nos anos 2000. O principal time do país, o Shakhtar Donetsk, que abrigou diversos jogadores brasileiros, teve de mudar da capital homônima de Donetsk após o controle russo sobre a cidade ser estabelecido em 2014.

A equipe foi realocada para Lviv, no oeste ucraniano, e manda jogos de torneios continentais na vizinha Polônia.

Política e futebol invariavelmente se esbarram em grandes competições. Na Copa-2018, na Rússia, por exemplo, ficaram famosos os protestos de jogadores de origem albanesa da Suíça e os embates entre torcedores croatas e sérvios, que viviam num mesmo país, a Iugoslávia, até a destrutiva guerra civil dos anos 1990.

Os próprios ucranianos protagonizaram uma polêmica ao adotar um mapa do país com a Crimeia em seu uniforme para a Euro-2020, disputada em 2021 devido à pandemia. Após protestos russos, que hoje estão banidos do torneio, a Uefa determinou que o desenho fosse apagado.



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2024 Criado em 2004