Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Israel ameaça “guerra total“ após provocações do Hezbollah


Israel alertou o Hezbollah na terça-feira (18) sobre a perspectiva de “guerra total” depois que o grupo militante libanês publicou um vídeo de 9 minutos, supostamente gravado por um drone, mostrando localizações militares e civis israelenses em várias cidades israelenses.

“Estamos chegando muito perto do momento de decidir mudar as regras do jogo contra o Hezbollah e o Líbano”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, em um comunicado no X. “Em uma guerra total, o Hezbollah será destruído, e o Líbano seria severamente espancado”, acrescentou.

Partes das imagens do Hezbollah, filmadas durante o dia, alegavam mostrar Krayot, um aglomerado de cidades residenciais “altamente povoadas” ao norte da cidade israelense de Haifa e 28 km ao sul da fronteira com o Líbano, junto com shoppings e lojas de luxo.

Outras partes alegaram mostrar um complexo militar perto de Haifa, que pertence ao fabricante de armas israelenses Rafael – incluindo baterias do sistema de defesa Iron Dome, locais de armazenamento de mísseis e equipamentos de radar – e barcos militares, navios e depósitos de armazenamento de petróleo no porto de Haifa.

A publicação do vídeo ocorre após meses de intensificação de ataques transfronteiriços entre o Hezbollah e Israel, na sequência dos ataques do Hamas em 7 de outubro e da subsequente campanha militar das Forças de Defesa de Israel em Gaza.

Na sua resposta, Katz também sublinhou as repercussões globais de qualquer potencial ataque a Haifa. “(O secretário-geral do Hezbollah, Hassan) Nasrallah está hoje se gabando de ter fotografado os portos de Haifa, que são operados por grandes empresas internacionais da China e da Índia, e ameaçando danificá-los”, disse ele.

Os EUA e os seus aliados alertaram durante meses o Hezbollah, um movimento islâmico apoiado pelo Irã e com uma das forças paramilitares mais poderosas do Oriente Médio, contra a escalada do conflito em Israel. No entanto, as tensões têm aumentado nas últimas semanas.

A análise da CNN localizou geograficamente o vídeo em vários locais ao redor de Haifa. Esses locais incluem uma série de áreas sensíveis, incluindo pelo menos duas instalações militares: uma base no norte de Haifa e o porto de Haifa. O drone também sobrevoou os tanques de petróleo localizados ao norte de Haifa, o aeroporto de Haifa e várias áreas residenciais.

A CNN também analisou as sombras nos vídeos, que indicam que a missão do drone sobre Haifa durou várias horas ou ocorreu durante vários dias. A análise mostra que partes do vídeo foram aceleradas.

O especialista em armas Wim Zwijnenburg, líder do projeto de desarmamento humanitário na organização de paz holandesa PAX, disse à CNN que um drone visível nas imagens parece ser “um modelo de origem iraniana Qasaf-2k, possivelmente fabricado localmente”.

‘Terror psicológico’

O prefeito de Haifa, Yona Yahav, descreveu o vídeo como “terror psicológico” e exigiu um plano de proteção para sua cidade, criticando os comandantes das FDI por não terem visitado Haifa desde o ataque do Hamas em 7 de outubro.

“Exijo que o governo apresente um plano para a defesa massiva de Haifa e encontre uma solução militar para eliminar a ameaça representada pelo norte”, disse Yahav à estação de rádio Reshet Bet.

A CNN entrou em contato com a IDF para comentar o vídeo.

O Hezbollah afirmou que o vídeo foi o “primeiro episódio”, sugerindo que mais vídeos surgiriam nas profundezas do território israelense.

Um legislador do Hezbollah no parlamento libanês que fez referência ao vídeo em uma postagem nas redes sociais também sugeriu que mais está por vir.

“Isto foi o que o partido [Hezbollah] anunciou e vocês viram, mas o que está escondido é cada vez maior e maior! Haifa e além, além e além de Haifa”, disse Ibrahim Mousawi no post.

A sua mensagem parece ser uma referência a uma frase cunhada por Nasrallah durante a guerra Israel-Hezbollah de 2006, quando disse que o grupo militante dispararia foguetes contra Haifa “e além de Haifa”.

Militares israelenses de prontidão

Israel tem-se preparado para a possibilidade de os esforços diplomáticos para reduzir as hostilidades com o Hezbollah fracassarem. A divulgação das imagens ocorre no momento em que os militares de Israel afirmam que “aprovaram e validaram” planos operacionais para uma ofensiva no Líbano e tomaram decisões sobre como aumentar a prontidão das tropas no campo.

Os planos foram aprovados pelo comandante do Comando Norte e pelo chefe da Direção de Operações durante uma avaliação situacional conjunta para preparar a continuação do combate, disse a FDI em comunicado.

A aprovação dos planos operacionais não significa que uma guerra entre Israel e o Hezbollah seja iminente – mas sinaliza que Israel pretende estar preparado para tal cenário.

O Hezbollah disparou mais de 5.000 foguetes, mísseis e drones contra o norte de Israel desde 7 de outubro, alegando que os seus ataques são em solidariedade com o povo palestino.

O Hezbollah disse no passado que só deixará de disparar contra o país se Israel parar a guerra em Gaza.

Por seu lado, Israel realizou centenas de ataques no Líbano e retirou de cerca de 60 mil residentes da fronteira norte. Mais de 90 mil libaneses também fugiram das suas casas na região.

Os EUA procuraram uma saída diplomática para evitar uma guerra mais ampla que poderia alastrar-se à região, enviando o enviado especial Amos Hochstein a Israel e ao Líbano esta semana para tentar aliviar as tensões.



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004