Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

‘Jogo Bonito’ cativa com história de sem-teto no futebol – 26/06/2024 – O Mundo É uma Bola


Pouca gente sabe, mas existe um Mundial de futebol para pessoas em situação de rua, os chamados sem-teto.

Existe faz tempo, aliás. Neste ano será disputada na Coreia do Sul, em setembro, a 19ª edição.

Quando me deparei com “Jogo Bonito” (The Beautiful Game, 2024), em exibição na Netflix, lembrei-me de reportagem que produzi em 2003 acerca da primeira Copa do Mundo desse segmento, realizada na Áustria e que teve a participação do Brasil.

Nesse tema (sem-teto), o que mais chama a atenção são as histórias dos indivíduos.

Cada um, sem exceção, tem algo marcante para relatar sobre o passado, invariavelmente marcado por dificuldades, dramas, sofrimento e derrotas na vida.

“Jogo Bonito”, longa de cerca de duas horas baseado em fatos reais, trata desses desnorteados.

O personagem principal, Vinny (Micheal Ward), canhoto habilidoso, junta-se de última hora à equipe da Inglaterra que viajará de Londres a Roma para tentar ser bem-sucedida pela primeira vez no Mundial dos sem-teto.

Vinny adora futebol, porém traz consigo a decepção de ter sido dispensado quando mais jovem pelo West Ham, time da elite inglesa.

Fracassos pessoais e profissionais (separação da esposa, distância da filha, percalços no emprego, a dispensa no futebol) o fizeram se tornar amargo, alguém que pouco sorri em público.

O treinador Mal (Bill Nighy) o vê “invadir” um jogo mirim (repleto de crianças usando camisa com o nome “Messi”), empolga-se com sua habilidade e, deduzindo que fosse um sem-teto, convida-o para a disputa da Copa do Mundo.

Inicialmente, Vinny, que é orgulhoso e não aceita expor abertamente a situação em que se encontra, recusa, não admitindo que vivia nas ruas –pernoitava em um carro.

A insistência de Mal, que o havia visto atuar no infantil do West Ham (anotara seu nome e as qualidades futebolísticas em um caderninho), acabou convencendo-o.

Seria uma segunda chance para Vinny no esporte que tanto ama. E uma oportunidade para o veterano Mal, com uma equipe reforçada por um craque, ter êxito depois de seguidas tentativas malogradas na Copa dos sem-teto.

Para ter sucesso, Vinny precisaria se adaptar, aprender a conviver em um grupo de desajustados e/ou marginalizados pela sociedade. Seus colegas de time (cinco ao todo) incluíam um refugiado da Síria e um ex-viciado em heroína.

Esse é o grande desafio do individualista Vinny, que reluta em aceitar e valorizar os companheiros, medíocres com a bola nos pés (ou nas mãos, no caso do goleiro) porém ligados uns aos outros pelo convívio, como se fossem irmãos mesmo sem ter o mesmo sangue.

“Jogo Bonito” é uma película sentimental, que mexe com temas fortes, como a falta de um lar e o vício em drogas, e enaltece a importância do trabalho em equipe.

Uma fotografia rica, com belas imagens da capital da Itália (incluindo o Coliseu), conta a favor do quarto filme dirigido pela inglesa Thea Sharrock.

Também lhe dão pontos personagens interessantes que representam seleções rivais da Inglaterra, como a jovem e determinada treinadora do Japão (um time péssimo, porém obediente) e a falante e persuasiva treinadora da África do Sul, que é freira.

Nas disputas entre as seleções, há um ou outro lance de efeito, muitos gols na quadra reduzida (são quatro contra quatro, incluindo os goleiros) e uma atmosfera empolgante na torcida.

Mas “Jogo Bonito” vale menos pelas jogadas bonitas e mais pelos valores que tenta transmitir –união, companheirismo, força de vontade, “fair play”–, além de uma sentença para ser guardada: “Ninguém se salva sozinho. Nós nos salvamos uns aos outros”.

Para quem gosta o mínimo de futebol e não quer ver mais um documentário de eventos midiáticos ou de craques badalados (há vários nas plataformas de streaming), “Jogo Bonito” é uma pedida humilde e agradável.



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004