Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Karnal: tragédia no RS traz à tona solidariedade, mas também violência


A CNN exibe neste sábado (11) o especial A Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução, com o historiador Leandro Karnal, gaúcho de São Leopoldo, que fala sobre os desafios causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

A tragédia mobilizou diferentes esferas da sociedade para o envio de ajuda ao Rio Grande do Sul, mas também expôs pessoas que tentam tirar proveito da situação, com notícias de roubos, saques, e até estupro em abrigos para os desalojados. Além disso, a disseminação de fake news nas redes sociais tem impacto direto no trabalho das equipes de resgate.

“A fragilidade traz à tona a solidariedade, a fragilidade traz à tona também a violência”, destacou Karnal, no programa. “Mas nós sobreviveremos.”

As enchentes no Rio Grande do Sul já deixaram mais de cem mortos, outras centenas de feridos, desabrigados e desaparecidos. Quase 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas que atingem o estado desde o final de abril.

Das 497 cidades gaúchas, 428 foram afetadas, mais de 85% do estado. A previsão é de que a água demore mais de um mês para baixar e, mesmo depois disso, ainda resta o trabalho de reconstrução.

Para abordar os desafios da reconstrução de um estado inteiro após a tragédia, as responsabilizações, a urgência das mudanças climáticas e a polarização política, as também gaúchas Elisa Veeck e Muriel Porfiro conduzem a entrevista com Karnal.

“Nós temos agora um desafio que não é apenas ter sobrevivido. Temos risco de leptospirose, temos problemas de abastecimento, contaminação com coliformes fecais do lençol freático. Nós temos problemas estruturais de pontes que foram destruídas. A indústria da região foi profundamente afetada, a agricultura familiar foi muito afetada”, disse o historiador.

Especial “A Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução”, com Elisa Veeck, Muriel Porfiro e Leandro Karnal
Especial “A Luta do RS: Sobrevivência e Reconstrução”, com Elisa Veeck, Muriel Porfiro e Leandro Karnal / Divulgação/CNN Brasil

Karnal também falou sobre a importância de buscar uma saída para as questões climáticas que seja mais ampla.

“Nós aprendemos com a pandemia que a solução não pode ser individual”, destacou o historiador. “Nós aprendemos com a pandemia que não importa que você tenha um plano de saúde sofisticado. Se a pandemia não fosse vencida coletivamente, ela voltaria inclusive sobre as pessoas de elite.”

“Então é preciso pensar que nós temos que pensar soluções globais. E acima de tudo: não fazer políticas de governo, mas fazer políticas de Estado”, completa Karnal.

A Luta do RS: Sobrevivência e Construção

  • Quando: sábado, 11 de maio
  • Horário: às 21h, na CNN Brasil



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004