Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Macron pede que Xi Jinping pressione a Rússia a acabar com guerra na Ucrânia


A França e a Comissão Europeia disseram nesta segunda-feira (6) ao presidente da China, Xi Jingping, que queriam que ele usasse a sua influência sobre a Rússia para pôr fim à guerra na Ucrânia, sublinhando ao mesmo tempo que a União Europeia não vacilaria no seu apoio a Kiev.

O presidente Emmanuel Macron recebeu o líder chinês na sua primeira visita à Europa em cinco anos e participou de reuniões com ele e com a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, em Paris, enquanto procuravam mostrar uma frente unida em questões que vão desde o comércio até a Ucrânia.

A China reforçou os laços comerciais e militares com a Rússia nos últimos anos, à medida que os EUA e os seus aliados impuseram sanções a ambos os países, especialmente a Moscou, desde a invasão da Ucrânia em 2022.

O comércio China-Rússia atingiu um recorde de 240,1 bilhões de dólares em 2023, um aumento de 26,3% em relação ao ano anterior, mostram dados alfandegários chineses. As remessas chinesas para a Rússia aumentaram 46,9% em 2023, enquanto as importações da Rússia aumentaram 13%.

Para além dos laços financeiros, as potências ocidentais têm estado especialmente preocupadas com a possibilidade de Pequim fornecer armas a Moscou e contornar as sanções existentes sobre materiais que podem ser utilizados tanto para fins civis como militares.

“Contamos com a China para usar toda a sua influência sobre a Rússia para acabar com a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”, disse von der Leyen aos jornalistas após uma reunião trilateral no Palácio do Eliseu, em Paris.

Macron disse que a coordenação com a China sobre a Ucrânia foi “absolutamente decisiva”.

Os combates na frente oriental da Ucrânia pioraram nas últimas semanas, enquanto as tropas de Kiev aguardam ajuda militar crucial dos EUA e da Europa para conter o avanço russo.

Os dois líderes europeus fizeram questão de sublinhar a Xi que, apesar das atuais dificuldades da Ucrânia, estavam determinados a continuar a apoiá-la, e que Pequim precisava de perceber que o conflito provavelmente iria se estender, já que as potências ocidentais não estão prontas para abandonar Kiev, disseram fontes diplomáticas.

As potências ocidentais têm tentado há mais de um ano convencer a China a não dar apoio militar à Rússia.

As fontes diplomáticas disseram que Xi deixou claro que Pequim não pretendia fornecer armas a Moscou e que estava pronto para analisar a questão dos materiais de dupla utilização que permitiram o esforço de guerra da Rússia.

Eles disseram que agora teriam que ver se os compromissos se transformariam em ações. A UE está atualmente discutindo possíveis sanções contra algumas empresas chinesas.

Xi foi citado pela mídia estatal chinesa dizendo que todas as partes desejam ver um cessar-fogo rápido, o retorno da paz na Europa e evitar qualquer nova escalada.

“A China não criou a crise na Ucrânia, nem é parte dela”, disse Xi, segundo a imprensa estatal. “O tempo todo, a China tem trabalhado vigorosamente para facilitar as negociações de paz.”

Espera-se que o presidente russo, Vladmir Putin, viaje à China no final de maio, naquela que poderá ser a sua primeira viagem ao exterior do seu novo mandato presidencial.



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

© 2024 Criado em 2004