Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

O que é a Confederação do Equador, que completa 200 anos nesta terça (2)


O movimento da Confederação do Equador completa 200 anos nesta terça-feira (2).

O bicentenário terá uma agenda de atividades, planejadas e coordenadas por uma comissão temporária especial do Senado. Um deles acontece nesta terça no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda (PE).

O que foi a Confederação do Equador?

A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário iniciado em 1824 no Nordeste do Brasil.

Teve início em Pernambuco – que só viria a se tornar estado com a Proclamação da República, em 1889 -, mas rapidamente se espalhou para províncias vizinhas, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O que queria?

A revolta era contra a monarquia de Dom Pedro 1º e em defesa da implantação de um regime republicano.

Como começou?

Inicialmente, Pernambuco se somou ao projeto independentista de D. Pedro 1º.

Uma vez coroado imperador, no entanto, D. Pedro 1º mudou a lei que regia a escolha dos presidentes das províncias, em outubro de 1823.

Antes selecionados pelas próprias províncias, eles passaram a ser indicados diretamente pelo imperador, e o monarca apontou um nome que os pernambucanos não aceitaram.

O que fez o imperador?

Ao perceber que a Constituição que estava sendo elaborada pelos deputados não lhe daria todos os poderes que queria, D. Pedro 1º mandou fechar a Assembleia Constituinte. O episódio ficou conhecido como Noite da Agonia.

Coube a um grupo de assessores de sua confiança redigir a primeira Constituição brasileira, outorgada em março de 1824.

Embora a Constituição não chegasse a ser absolutista, os pernambucanos a consideraram pouco liberal, já que colocava o monarca numa posição politicamente superior à do Parlamento, que era a representação das províncias e do povo.

O imperador passou a ter em suas mãos tanto o Poder Executivo quanto o Poder Moderador, deixando para trás a possibilidade de haver equilíbrio entre os poderes do Império.

Quem criou?

Diante das ações de D. Pedro 1º, o chefe da província de Pernambuco, Manoel de Carvalho, declarou criada a Confederação do Equador, que planejava redigir a sua própria Constituição. A proclamação aconteceu em 2 de julho de 1824.

O grupo de revoltosos declarou Pernambuco um país com governo próprio, aberto à entrada de qualquer outra província que também estivesse insatisfeita com a política centralizadora de D. Pedro 1º.

Fim da revolta

A nova nação, contudo, teve vida curta. Não chegou a completar cinco meses de existência.

Na época, o movimento foi proibido e perseguido pelas tropas leais ao imperador.

Foram condenadas à morte 31 pessoas, entre elas o Frei Joaquim do Amor Divino, mais conhecido como Frei Caneca, que se tornou um herói entre os revolucionários.

Agenda do Senado

A comissão do Senado para as comemorações foi criada no final de 2023 e é presidida pela senadora Teresa Leitão (PT-PE).

O grupo também conta com os senadores Humberto Costa (PT-PE), Fernando Dueire (MDB-PE), Jussara Lima (PSD-PI) e André Amaral (União-PB).

*Com informações da Agência Senado

 

 



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

© 2024 Criado em 2004