Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

PGR rejeita acordo com Zambelli por perseguição armada; Gilmar marca depoimento de testemunhas


A Procuradoria-Geral da República (PGR) negou um pedido feito pela defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para fechar um acordo e não ser processada por perseguir com arma de fogo um homem no Jardins, bairro nobre de São Paulo.

O parecer contrário da PGR se baseou no artigo do Código de Processo Penal que prevê que um acordo de não persecução penal somente poderá ser proposto quando o crime tiver sido cometido sem violência ou grave ameaça.

A deputada virou ré no Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2023 por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. A perseguição contra o jornalista, um homem negro, aconteceu na véspera do segundo turno das eleições de 2022.

Depois de a PGR rejeitar o pedido de acordo, o ministro Gilmar Mendes deu prosseguimento à ação penal e marcou depoimento das testemunhas do caso para os dias 7, 14 e 21 de junho.

A audiência de instrução é uma etapa da tramitação da ação penal que prevê a colheita de depoimentos das testemunhas do caso investigado. As testemunhas que serão ouvidas são indicadas pela acusação e pela defesa.

A PGR arrolou dois policiais militares que atuaram na ocorrência e a própria vítima, o jornalista Luan Araújo. A defesa de Zambelli indicou parlamentares próximos à deputada e seus familiares.

Entre os deputados indicados para testemunhar em defesa de Zambelli estão Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), pastor Marco Feliciano (PL-SP), Mário Frias (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO).

Na denúncia, aceita pela maioria dos ministros, a PGR sustentou que Zambelli agiu fora dos limites da autorização de porte de arma para defesa pessoal, que veda sua condução ostensiva, a entrada ou a permanência com ela em locais públicos onde haja aglomeração de pessoas.

Ainda de acordo com a denúncia, a deputada constrangeu a vítima, mediante grave ameaça com o emprego de arma de fogo, a fazer o que a lei não manda.

A defesa de Zambelli argumentou que os fatos apontados pela PGR não têm relação com o mandato de deputada, o que afastaria a competência do STF em julgar a ação.

Os advogados sustentaram ainda que a vítima teria iniciado e provocado os acontecimentos e que a conduta da deputada se deu como resposta legítima às provocações e com o objetivo de prender ou conduzir o homem até a delegacia de polícia.

A defesa da deputada rechaça as acusações feitas pela PGR e o entorno da parlamentar avalia que o STF conduz um julgamento político.

Denúncia aceita

O ministro Gilmar Mendes, relator da ação penal, afirmou em seu voto que o porte ostensivo de arma de fogo às vésperas das eleições, em situação vedada e de risco, com a perseguição e a submissão da vítima a restrição espacial, era suficiente para a abertura da ação penal.

O ministro afirmou ainda que o STF é o tribunal competente para julgar o processo, já que os fatos ocorrem na véspera do segundo turno das eleições, em contexto diretamente relacionado à atividade parlamentar e em razão do cargo. O entendimento foi acompanhado por outros oito ministros.

André Mendonça votou pelo envio do inquérito a uma das varas criminais de São Paulo porque, em sua avaliação, os fatos não têm relação com o mandato de deputada federal. O ministro Nunes Marques também concluiu que a competência seria da Justiça do Estado de São Paulo.

Vencido neste ponto, o ministro votou pela rejeição da denúncia, alegando que a deputada foi ofendida e a perseguição se deu com a finalidade, que considera legítima, de prender em flagrante o ofensor.



Fonte da Notícia

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004