A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) anunciou, neste sábado (25), a chegada ao Brasil de um acelerador linear que permitirá a implantação do primeiro Centro de Radioterapia com PET-CT no Sertão da Paraíba, no Hospital do Bem, em Patos.
Atualmente, a unidade realiza apenas quimioterapia, o que obriga pacientes a se deslocarem para outras cidades para dar continuidade ao tratamento. Com a nova estrutura, será possível oferecer atendimento oncológico completo na própria região.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, o equipamento está no Porto de Recife e será instalado após a conclusão das adequações estruturais no hospital. A expectativa é que os primeiros atendimentos com radioterapia comecem ainda este ano.
O centro contará com serviços de radioterapia, braquiterapia e medicina nuclear, com investimento superior a R$ 30 milhões, ampliando o acesso ao tratamento e reduzindo a necessidade de deslocamento de pacientes do interior.
Fonte: Maurílio Júnior – Jornalismo como ele deve ser
