O Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou no dia 1º de julho uma reunião de apresentação da sua nova gestão administrativa. Foi um momento de integração do colegiado executivo com a equipe gestora do hospital, bem como uma oportunidade para alinhamento estratégico, fortalecimento da comunicação institucional e continuidade das ações de governança.
O evento também marcou a realização do treinamento sobre o Painel de Processos, ferramenta essencial para acompanhamento das iniciativas estratégicas e melhoria da gestão por resultados. Além disso, foi feita a entrega do diploma de honra ao mérito em reconhecimento aos serviços prestados no âmbito do Programa de Formação em Saúde Brasil-Angola. A condecoração foi dada pelo Governo do Brasil, por meio dos ministérios das Relações Exteriores, da Saúde e da Educação, e pelo Governo de Angola, via Ministério da Saúde.
A nova gestão administrativa é composta pelo superintendente Luiz Jardelino de Lacerda Neto; gerente de Atenção à Saúde, Maria Mônica Paulino do Nascimento; gerente de Ensino e Pesquisa, José Ferreira Lima Júnior; e gerente Administrativo Substituto, Reno Alexandre de Sousa Lisboa.
“Estamos aqui para somar, na perspectiva de que todos nós tenhamos um objetivo único, que é qualificar o hospital, para que ele cresça, tanto do ponto de vista de sustentabilidade quanto da assistência à saúde, de atenção ao ensino e na pesquisa, na formação, o qual é o objetivo precípuo do hospital”, disse o gerente de Ensino e Pesquisa, José Ferreira.
A gerente de Atenção à Saúde, Mônica Paulino, frisou que o momento foi de muita emoção, já que foram vários anos de muita dedicação ao HUJB vividos por ela. “Quando chegamos aqui, não havia nem muro no hospital. Então, vê-lo como está hoje é motivo de muita alegria e emoção para mim. Sou aquela pessoa com quem vocês podem contar. Estamos aqui para dar continuidade ao que foi feito e que vem funcionando. Mas iremos tentar melhorar o que não está dando certo”, acrescentou a gerente.
O superintendente, Luiz Jardelino, destacou a importância da Ebserh e da UFCG para a operacionalização do hospital. Segundo ele, uma das missões da gestão é expor cada vez a relação HUJB e UFCG, que é intrínseca e indissociável.
Luiz Jardelino também enfatizou que essa governança é aberta e dialógica, que quer ouvir, construir e tomar decisões baseadas em evidências, conversas, constatações e estudos. “Então, tudo o que estamos discutindo e propondo para o HUJB está sendo analisado com fundamentação. Estamos tendo momentos de escuta com os envolvidos que serão impactados. Dessa forma podemos entender melhor o que realmente precisa ser feito para as mudanças necessárias e assim consigamos alcançar o objetivo do hospital”.
COM INFORMAÇÕES DO HUJB