Foi o sonho de empreender que impulsionou a paraibana Lana Oliveira a deixar o cargo no serviço público, há três anos e investir toda a economia que tinha guardado para seu sustento na abertura da Ark Concept, empresa voltada à comercialização de produtos para a decoração do lar, como mantas, almofadas e redes. “Eu queria trabalhar para mim mesma, por isso eu entendi que precisava me planejar e buscar empreender. Chegou um momento em que eu pensei: Preciso sair deste trabalho, tenho que voar para onde eu quero chegar”, frisou a empreendedora.
Um dos caminhos buscados para trilhar essa nova jornada foi a participação no Empretec que é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, promovido pelo Sebrae. De acordo com a Gestora do Empretec de João Pessoa, Ioná Gusmão, o empreendedor que busca conhecimento e qualificação pelo Sebrae ganha acesso a ferramentas essenciais para gerir e expandir seu negócio com mais segurança, inovação e competitividade. “O Empretec é uma imersão de seis dias (segunda-feira a sábado) no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. É uma imersão intensiva que desenvolve características empreendedoras e fortalece habilidades como proatividade, planejamento e resiliência”, afirmou.
“Muitos negócios cresceram com o Empretec, porque ele é transformador, empresas como a Ark Concept que conseguiu transformar desafios em oportunidades e se destacou. Esse tipo de capacitação faz toda a diferença para quem quer empreender com sucesso e enfrentar os desafios do mercado”, acrescentou Ioná Gusmão.
Hoje, de acordo com dados do Sebrae, há aproximadamente 140 mil empreendedoras na Paraíba e mais de 32% dos pequenos negócios são liderados por mulheres que, assim como Lana, buscaram concretizar o desejo de empreender. Segundo Lana, o Sebrae foi essencial para que ela pudesse desenvolver suas competências empreendedoras, entender como se posicionar no mercado e investir da forma mais correta. Com força de vontade, constância e disciplina a Ark foi se desenvolvendo.
No início o e-commerce funcionava em um quarto do apartamento em que Lana mora e ela trabalhava sozinha. Logo após, contou com o apoio do esposo que também acreditou neste sonho e passou a dedicar-se integralmente a empresa. “No começo não foi fácil, a gente trabalhava demais e vendia pouco, mas é ter paciência e constância. De fato, com cerca de um ano de trabalho começamos a ver os resultados”, disse a empreendedora.
Com o crescimento da demanda, houve a necessidade de o negócio ter um espaço físico amplo para comportar o estoque, organizar o envio dos produtos e atender melhor os clientes. Também novos colaboradores chegaram para compor o quadro da empresa. Atualmente, com três anos no mercado, a Ark já vende artigos de decoração para todo o Brasil, alcançando reconhecimento e credibilidade. Trata-se de uma empresa paraibana considerada jovem, mas que comercializa produtos com estilo e alto padrão e já chegou a ultrapassar a marca de R$ 1 milhão em vendas anuais. Alguns dos itens da empresa têm características exclusivas, sendo feitos à mão por artesãos de todo o país.