A Câmara Municipal de Cajazeiras, em conjunto com a Assembleia Legislativa da Paraíba, realiza nesta terça-feira (23) uma audiência pública para discutir a situação, a capacidade hídrica e o controle da distribuição de água do Açude Engenheiro Ávidos, conhecido como Boqueirão de Piranhas. O debate foi requerido pelo vereador Alysson Américo, o Alysson Voz e Violão (PSB), e ocorrerá a partir das 9h.
O manancial, localizado nos municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras, é crucial para o abastecimento de diversas cidades do Sertão paraibano e do Rio Grande do Norte através de ramais da transposição do Rio São Francisco.
Recentemente, a distribuição da água gerou polêmica, com moradores de cidades paraibanas questionando a quantidade de recursos hídricos destinada aos municípios potiguares. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) se manifestou, classificando como “fake news” alegações de desequilíbrio e afirmando que a vazão liberada para o RN é equivalente à que entra no reservatório, atualmente em 8 m³/s.
A audiência contará com a presença de representantes de órgãos estaduais e federais. Espera-se as participações do secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; de Porfírio Loureiro, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa); e de Bruno Collishon e Edgar Gaya Banks Machado, da Agência Nacional de Águas (ANA). O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) também deverá enviar representante.
A articulação para a presença do Governo do Estado foi conduzida pelos deputados estaduais Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PP). O vereador Alysson Voz e Violão destacou a importância do debate respeitoso e unificado em busca de soluções para o abastecimento hídrico regional.