70% dos brasileiros estão prontos para a folia, aponta levantamento

70% dos brasileiros estão prontos para a folia, aponta levantamento



Um levantamento realizado pela Quaest e divulgado recentemente, aponta que 70% dos brasileiros afirmam estar prontos para aproveitar o carnaval 2024, tradicional festa popular que tem levado música, cores e muita alegria para as ruas do país. O resultado em comparação ao ano de 2023 subiu, já que 63% disseram que iriam curtir os dias de folia. 

Embora a maioria dos foliões (53%) prefira curtir a folia em casa, o desejo de viajar para o Carnaval está em alta. Este ano, 17% dos brasileiros pretendem pular Carnaval em outra cidade, um aumento de 6% em relação ao ano passado. 

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Para muitos, a tradição fala mais alto: 53% dos entrevistados escolheram curtir o Carnaval na sua própria cidade. Já 29% dos brasileiros não pretendem participar das festividades: 20% por não gostarem do Carnaval e 9% por motivos de trabalho. 

Os dados foram coletados entre 1 e 4 de fevereiro, através de um painel digital, com 1.230 pessoas de diferentes classes sociais, entre 18 e 90 anos, em 683 municípios brasileiros. A margem de erro é de 3%.

+ Possíveis irregularidades e renúncia fiscal bilionária do programa Perse estão sob análise

Afinal, como surgiu o carnaval do Brasil?

O Carnaval brasileiro nasceu da mistura de costumes europeus e africanos. O entrudo português, com suas brincadeiras de água e limão, se uniu aos ritmos e danças africanas, criando uma celebração única e vibrante.

No início, o Carnaval era marcado pelo entrudo, onde as pessoas se divertiam jogando água e outros objetos umas nas outras. Com o tempo, essa prática foi proibida e surgiram os cordões, blocos e ranchos carnavalescos, que desfilavam pelas ruas com música e dança.

Na década de 1930, o Carnaval carioca viveu sua Era de Ouro, com o surgimento das escolas de samba. O samba, ritmo genuinamente brasileiro, se consolidou como a principal expressão musical da festa. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil



Source link