Após mortes de crianças, Governo da Paraíba implanta UTI pediátrica no Hospital Regional de Cajazeiras

Após mortes de crianças, Governo da Paraíba implanta UTI pediátrica no Hospital Regional de Cajazeiras


O governador João Azevêdo autorizou, na quarta-feira (17), a abertura da UTI Pediátrica de Cajazeiras, composta por cinco leitos, além de outros cinco leitos de enfermaria. O novo equipamento – mais uma ação de regionalização da saúde do Governo da Paraíba –   funciona no Hospital Regional de Cajazeiras e vai atender também crianças de outros municípios da região do Alto Sertão que necessitem de um atendimento mais especializado.

O secretário da Saúde, Jhony Bezerra, comentou que a UTI Pediátrica de Cajazeiras começa a funcionar justamente num momento em que cresce a demanda por atendimentos pediátricos em todo Estado, bem como no país, em decorrência das síndromes gripais, provocando uma sobrecarga de leitos. A Paraíba atualmente conta com 321 leitos de pediatria específicos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), podendo aumentar gradativamente, de acordo com a demanda.

Ele adiantou que a equipe que vai atuar na UTI Pediátrica passou por treinamento, a fim de proporcionar um serviço de assistência e atendimento especializado para o Alto Sertão da Paraíba. 

Mortes

A ação foi tomada após um bebê de 42 dias morrer com complicações de síndromes respiratórias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, antes de ser transferido para uma UTI pediátrica em João Pessoa. Foi a segunda morte infantil por síndrome respiratória no município, em menos de 15 dias. 

A cidade de Cajazeiras não possuía UTI pediátrica, e o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), que possui atendimento pediátrico especializado, está com a ala vermelha lotada, conforme informou Aristênio Marques, representante do hospital. O HUJB atende pelo menos 15 cidades da região de Cajazeiras, um total aproximado de 200 mil pessoas.





Fonte da Notícia