Botafogo anuncia a contratação do técnico Tiago Nunes – 16/11/2023 – Esporte
O Botafogo anunciou nesta quinta-feira (16) a contratação do técnico Tiago Nunes, 43, para a reta final do Campeonato Brasileiro. O profissional volta ao Brasil após passagem pelo Sporting Cristal, do Peru.
Nunes assume o Botafogo no lugar de Lúcio Flávio, demitido após uma sequência de maus resultados.
O time, que chegou a abrir 13 pontos de vantagem na liderança do Brasileirão, não vence há seis jogos e, na última rodada, foi ultrapassado pelo Palmeiras ao empatar em 2 a 2 com o Bragantino.
Atualmente, o Palmeiras é o líder com 62 pontos. O Botafogo é o segundo, com 60, contudo, tem um jogo a menos. Mesmo assim, o risco de perder um campeonato que parecia definido fez o clube agir para mudar o comando técnico.
“O treinador Tiago Nunes é o escolhido para comandar o Botafogo até o final de 2025. Gaúcho de Santa Maria, Tiago tem 43 anos e chega ao Glorioso para somar forças na disputa pelo título brasileiro”, informou o clube em um comunicado.
O time carioca enfrenta o Fortaleza, no dia 23, em jogo atrasado. No domingo (26) seguinte, será a vez de o Palmeiras enfrentar a equipe do Nordeste.
Tiago Nunes teve o primeiro contato com o grupo de jogadores do Botafogo na quarta-feira e já comandou duas sessões de treinamento, segundo o clube.
Ele será o quinto técnico da equipe na temporada, após as passagens de Luís Castro, Cláudio Caçapa, Bruno Lage e Lúcio Flávio.
“Um prazer estar aqui, muito obrigado por essa recepção, espero que a gente possa, sem dúvida nenhuma, fazer um grande trabalho à frente desse gigante do futebol brasileiro”, disse o treinador em um vídeo publicado nas redes sociais.
Nunes tem passagens por Athletico, Corinthians, Grêmio e Ceará. No currículo, o treinador tem como principais títulos a conquista da Copa Sul-Americana, em 2018, e a Copa do Brasil, em 2019, ambos à frente do time paranaense.
O trabalho no time de Curitiba deu projeção nacional ao treinador e a oportunidade de treinar o Corinthians em 2020. O casamento, porém, durou pouco, até setembro daquele. Ele deixou o Parque São Jorge com um aproveitamento de apenas 45,67%, sendo seu último jogo uma derrota para o Palmeiras.
Ao contratá-lo, a ideia dos dirigentes corintianos era ter um comandante capaz de implementar um futebol mais ofensivo, com uma abordagem diferente do que o clube vinha fazendo, sobretudo com nomes como Fabio Carille. Em campo, porém, o time não conseguiu corresponder.
Antes de deixar o Brasil para trabalhar no Peru, ele foi campeão gaúcho pelo Grêmio, em 2021, e também passou pelo Ceará.
Na temporada 2023, Nunes acumula 22 vitórias, 18 empates e sete derrotas pelo Sporting Cristal, quarto colocado do Campeonato Peruano neste ano.
(Com AFP)