cantor, compositor, professor, músico, arranjador, poeta e maestro

cantor, compositor, professor, músico, arranjador, poeta e maestro



EDMAR MIGUEL DE ASSIS

* Cajazeiras (PB), 10/10/1955



Edmar Miguel de Assis é oriundo de uma família humilde, de origem rural, nasceu em Cajazeiras (PB), no Sertão da Paraíba, mas vive na Rainha da Borborema, Campina Grande (PB). O artista é conhecido por seus múltiplos talentos: cantor, compositor, professor, músico, arranjador, poeta e maestro. Edmar também se aventurou como palhaço e locutor de um programa de rádio matutino. Mas é pela música que nutriu um interesse que vem desde a sua infância.

Autodidata, Edmar Miguel é multi-instrumentista, ele sabe tocar sanfona, trompete e piano. Com mais de 40 anos de carreira, o artista possui sete vinis e dez CD’s lançados, sendo considerado um dos principais responsáveis pela criação do Forró Fest, um dos principais festivais de música do Nordeste. Juntamente com Ronaldo Cunha Lima, ex-prefeito de Campina Grande e ex-governador da Paraíba, criou a Orquestra Sanfônica da Paraíba.

Além de ter tocado na primeira edição da extinta Micarande. Edmar Miguel é considerado um dos precursores do São João de Campina Grande, participando da festa antes mesmo da inauguração do Parque do Povo. Ele declara “Eu sou fundador, eu fui o primeiro sanfoneiro que tocou nas barracas aqui, quando nem pirâmide tinha, antes do próprio Parque do Povo. Fui o primeiro sanfoneiro que tocou neste solo aqui e a história mostra isso”.

Apesar da longa trajetória que se confunde com a história do Maior São João do Mundo, o sanfoneiro ainda se emociona ao pisar no palco do Parque do Povo. Edmar diz “A emoção é como a de um pai com um filho, porque cada show é algo de novo, os ambientes, o público, o momento, então cada show é uma emoção diferente e no Parque do Povo, principalmente, porque é o grande altar das artes musicais em toda a história do Nordeste e dos festejos juninos”.

O artista busca através da sua arte a preservação da música regional. Um defensor da cultura popular paraibana. Edmar enfatiza que a população deve dar um maior valor ao que é produzido na região “As pessoas dão muito valor ao que vem de fora, mas a valorização da produção local tem que ser maior, pois a qualidade destas produções é imensa”.

O artista mesmo tendo morado em cidades como São Paulo e Brasília, e tendo tantas profissões, possuir até mesmo uma carreira militar, sempre voltou à produção musical, e diz que foi através da música e do conhecimento que conseguiu êxito, tanto em suas carreiras profissionais quanto em sua vida.

COM INFORMAÇÕES DO PARAÍBA CRIATIVA





Fonte da Notícia