Bem vindo ao CanalNoite A Sua Noite Passa por Aqui + de 20 anos no ar

Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Hot

Categories

Edit Template

Linguiça Blumenau é a mais nova Indicação Geográfica reconhecida no Brasil | ASN Nacional


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial reconheceu, na terça-feira (6), a linguiça de carne suína pura e defumada de Blumenau como a mais nova Indicação Geográfica brasileira. Com esse reconhecimento, o país chega à marca de 121 IGs registradas, sendo 86 Indicações de Procedência e 35 Denominações de Origem. A produção da linguiça abrange 16 municípios catarinenses do Vale do Itajaí e do Alto Vale do Itajaí. Com esse último reconhecimento, Santa Catarina chega a 8 IGs concedidas pelo INPI.

De acordo com a documentação apresentada pelos produtores ao INPI, o nome geográfico Blumenau passou a identificar o produto cuja origem e características estavam diretamente relacionadas ao processo de colonização alemã na região, fruto da adaptação de um saber trazido pelos imigrantes, tornando-se autêntico, emblemático e típico da localidade. A linguiça Blumenau se junta a outras sete Indicações Geográficas já reconhecidas no estado, que contribuem para fortalecer os pequenos produtores. Além da última IG recém-divulgada, Santa Catarina já havia conquistado o reconhecimento para o Vale da Uva Goethe, a Banana de Corupá, o Queijo Artesanal Serrano de Campos de Cima da Serra, o Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, a Maçã Fuji da Região de São Joaquim, a Erva-mate do Planalto Norte Catarinense e os Vinhos de Altitude de Santa Catarina.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca a importância do reconhecimento do produto como a mais nova IG catarinense e reforça o papel dos pequenos produtores nessa cadeia produtiva que envolve outros municípios da região do Vale do Itajaí. “Como deputado federal, entrei com uma lei, naquela oportunidade, para destacar a qualidade extraordinária da cidade onde tive a honra de ser prefeito e que deu a Blumenau o título nacional de cidade da cerveja, pela sua origem cultural e pela Oktoberfest, que é um dos mais importantes eventos do país. Agora, neste momento, como presidente de Sebrae, fico honrado também em destacar a indicação geográfica para outro produto que faz uma grande diferença na gastronomia do Brasil, e eu diria até do mundo”, comenta. Décio Lima ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial e parabenizou a população e os donos de pequenos negócios de Blumenau e cidades vizinhas que têm, agora, o privilégio de ter um artigo típico da região reconhecido e valorizado em âmbito nacional e internacional.

João Rodrigues de Sousa Júnior é presidente da Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau (ALBLU), que reúne nove produtores da região que, a partir de agora, já têm o direito de uso da Indicação Geográfica. Para João, a IG foi uma vitória de todos. “O objetivo principal da associação, quando formada, era justamente proteger a linguiça Blumenau que é feita com as partes nobres do porco. A conquista da IG mostra o quanto a união faz a força”, comemora.

Segundo ele, o Sebrae foi um dos parceiros estratégicos da ALBLU durante o processo de registro para a IG. “O Sebrae foi o pivô de tudo. A instituição plantou essa semente e ajudou, inclusive financeiramente”. Segundo João, muitos produtores fazem vendas somente dentro de Santa Catarina, mas tem aqueles que vendem para Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Agora, com a IG esse mercado tende a se expandir.

Fabricada com paleta, pernil e toucinho suínos, a Linguiça Blumenau passa pelo menos dois dias dentro de defumadores abastecidos com carvão e serragem, em um processo artesanal que é essencial para garantir as características únicas do produto. Atualmente, pouco mais de 20 pequenas e microempresas sediadas na região fabricam o embutido de forma artesanal, seguindo critérios de uma receita trazida no começo do século 20 por imigrantes instalados no que hoje é Pomerode. O município, divulgado como “o mais alemão do Brasil”, foi criado apenas em 1959, a partir de um desmembramento de Blumenau.



Source link

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

About

Appetite no humoured returned informed. Possession so comparison inquietude he he conviction no decisively.

Recent Post

  • All Post
  • Arte e Lazer
  • Cultura
  • Destaque
  • Educação
  • Esportes
  • Futebol
  • Novidades
  • Sem categoria
  • Social Media
  • Sports
  • Videos

© 2024 Criado em 2004