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Ouvidoria promove rodada de capacitação para profissionais do hospital universitário de Cajazeiras


A Ouvidoria do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, durante o mês de agosto, uma rodada de capacitação para todos os profissionais que atuam na instituição.

A ouvidora do hospital, Idelane da Silva, disse que o objetivo foi capacitar os profissionais do HUJB sobre o papel da Ouvidoria no desempenho do controle social e instrumento de gestão, a fim de promover um melhor acolhimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Também teve a finalidade de treiná-los para atuarem conjuntamente na aplicação da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dentro da Instituição, buscando identificar pontos de melhoria na qualidade dos serviços prestados à população”, acrescentou.

“Ações como essa reforçam a atuação da Ouvidoria como instrumento estratégico, democrático e de comunicação entre o cidadão e a gestão para aprimoramento na qualidade dos serviços prestados”, destacou a ouvidora.

Na primeira semana (1 a 4 de agosto), foram abordados temas voltados para a compreensão do canal da Ouvidoria, participação social e combate ao assédio moral dentro das instituições públicas, entrou outros.

O evento contou com palestrantes convidados como a ex-ouvidora e presidente do Comitê de Humanização do HUJB, Eugênia Carrha Diniz; o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital, David Oliveira Lopes; a psicóloga organizacional e do trabalho Tayrine Matias de Paula  e a ouvidora do HUJB.

Durante a segunda semana (dias 7 e 8), as capacitações foram direcionadas aos colaboradores terceirizados, que receberam informações sobre como prestar um atendimento de excelência aos usuários que chegam ao HU.

Do mesmo modo, a capacitação foi voltada para aplicação da Pesquisa de Satisfação dos Usuários e sobre a sua importância na identificação dos pontos fracos e forte dentro da instituição.

A Ouvidoria

As ouvidorias funcionam como instâncias públicas de controle e participação social, abertas ao público interno e externo à entidade, cuja atuação visa prioritariamente ao aperfeiçoamento do modelo administrativo e das ações institucionais, assim como a constante melhoria dos processos internos, em prol dos usuários dos serviços públicos ofertados.

Diante desse relevante papel, a ouvidoria do HUJB possui o compromisso de capacitar os profissionais da instituição, para acolher de forma humanizada cada cidadão, garantindo profissionalismo, qualidade na assistência prestada, participação no planejamento das ações, além do reconhecimento, enquanto sujeito de direitos.

COM INFORMAÇÕES DO HUJB





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