Saiba quais são os feriados de 2024 e como aproveitar as folgas

Saiba quais são os feriados de 2024 e como aproveitar as folgas



O ano de 2024 será de poucas folgas para os brasileiros. Dos dez feriados nacionais, apenas três poderão ser prolongados, sendo que um deles já passou (Dia de Confraternização Nacional, em 1º de janeiro). Além disso, o Carnaval, que não é feriado, mas sim ponto facultativo, cairá em uma terça-feira, dificultando a viagem de muitos foliões.

O JC Concursos preparou um calendário com os feriados e pontos facultativos de 2024, com base na portaria publicada pelo governo federal em dezembro. A lista mostra as datas nacionais, mas vale lembrar que podem haver feriados estaduais e municipais que alterem o cenário localmente.

Os feriados que poderão ser emendados com os fins de semana são: Paixão de Cristo (29 de março, sexta-feira), Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira) e Servidor Público (28 de outubro, segunda-feira). Este último, porém, é válido apenas para os funcionários públicos federais, que poderão ter um dia a mais de descanso.

Os demais feriados cairão em domingos (Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados) ou em quartas-feiras (Dia do Trabalho, Consciência Negra e Natal), o que dificulta a possibilidade de viajar ou aproveitar mais tempo com a família e os amigos.

Uma novidade em 2024 é que o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) passou a ser um feriado nacional, após a aprovação do Congresso e a sanção do presidente Luis Inácio Lula da Silva. Antes, a data não fazia parte do calendário nacional e nem era considerada ponto facultativo nacional. A folga dependia de lei municipal ou estadual.

Calendário de feriados 2024

Confira o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024:

  • 1º de janeiro (terça-feira): Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 12 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo);
  • 13 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
  • 29 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (sábado): Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República (feriado nacional);
  • 20 de novembro (quarta-feira): Dia da Consciência Negra (feriado nacional);
  • 24 de dezembro (terça-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo após as 14 horas);
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal (feriado nacional);
  • 31 de dezembro (terça-feira): Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).

Como planejar as folgas em 2024?

Apesar do cenário desfavorável para os feriadões, ainda é possível aproveitar as folgas em 2024 com um pouco de planejamento. Uma dica é verificar se há feriados estaduais ou municipais que coincidam com os feriados nacionais ou que criem novas oportunidades de emenda.

Por exemplo, em São Paulo, o dia 9 de julho (terça-feira) é feriado estadual da Revolução Constitucionalista, o que pode ser uma chance de viajar no meio do ano. Já no Rio de Janeiro, o dia 23 de abril (terça-feira) é feriado municipal de São Jorge, o que pode ser uma alternativa para quem não puder curtir o Carnaval.

Outra dica é usar os pontos facultativos a seu favor, caso você tenha essa opção. Por exemplo, você pode aproveitar o Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira) para emendar com a sexta-feira e ter um feriado prolongado. Ou você pode usar a Quarta-feira de Cinzas (13 de fevereiro) para esticar o Carnaval até o fim da semana.

Por fim, uma dica é usar as férias ou os dias de folga para criar seus próprios feriadões. Por exemplo, você pode tirar uma semana de férias em maio e aproveitar o Dia do Trabalho (1º de maio, quarta-feira) para ter nove dias de descanso. Ou você pode tirar alguns dias de folga em dezembro e aproveitar o Natal (25 de dezembro, quarta-feira) para ter uma pausa maior no fim do ano.

+++Acompanhe as principais informações sobre o mercado de trabalho no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google Newsempregosestágiosaprendiztrainees



Source link